Vender tem sido cada vez difícil.
Embora a economia brasileira neste ano tenha uma projeção de crescimento de 3%, com um viés de alta, segundo as estimativas feitas pelo Banco Itaú, comercializar produtos e serviços ainda têm sido um desafio.
Além de não estarmos inseridos em um contexto tão favorável, os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Então, a pergunta que não quer calar é: Como vencer esses obstáculos e vender mais?
Ter chatbots presentes na sua estratégia de Marketing Digital é a resposta.

Com eles trabalhando no esquema 24X7X365 para o seu negócio, você pode conquistar um ROI (retorno sobre investimento) de até 400%, segundo a Forbes.

Um resultado impressionante, não é mesmo?
Mas, diante de uma métrica tão expressiva, você quer entender melhor porque usar chatbots na sua empresa, certo?
Então, vamos entender os principais motivos que têm garantido esse efeito positivo nos empreendimentos que já adotaram os chatbots na sua rotina comercial.

Clientes cada dia mais exigentes

Os consumidores são exigentes. Não temos dúvidas sobre isso.
Mas eles estão cada vez mais atentos aos detalhes.
No estudo inédito intitulado “A percepção do consumidor sobre o atendimento ao cliente no Brasil” produzido pela Neoassist em parceria com a Mind Miners, constatou isso.
Nesta pesquisa publicada em 15 de março de 2018 sobre o comportamento dos consumidores atestou que eles estão vivendo em permanente mudança, principalmente em função da tecnologia.
E com esse avanço, os consumidores passaram a se sentir mais empoderados e, automaticamente, mais exigentes com o atendimento.
Tanto que o estudo mensurou que 92% dos consumidores julgam o atendimento muito importante.
E esse é um fator decisivo para que eles escolham a marca que irão comprar.
Ou seja, o atendimento passou a ser um diferencial competitivo no mercado.
Para completar a importância do atendimento, 74% das pessoas pesquisadas disseram que pagariam mais para adquirir um produto ou serviço que tivesse um atendimento melhor.

Depois de ler essas informações, você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com chatbots?
E a resposta é: Tudo!

Porque os consumidores esperam um atendimento excepcional e rápido.
Inclusive, entre as tendências constatadas na pesquisa, está a expectativa dos consumidores de receberem autoatendimento.
Além disso, 85% deles consideram muito importante o atendimento através de dispositivos móveis, especialmente smartphones.
Ou seja: Todas as tendências apontadas no estudo “A percepção do consumidor sobre o atendimento ao cliente no Brasil” remetem às possibilidades de atendimento através de chatbots.

Chatbots PixelWP ManyChat

Desperte o interesse de compra

Os chatbots garantem uma experiência única durante o atendimento aos clientes.
Basicamente, eles conseguem materializar, de maneira bem próxima, o atendimento pessoal.
Ou seja: É como se um potencial cliente tivesse acabado de entrar na sua loja ou escritório e o seu vendedor fosse imediatamente atendê-lo.
Mas com a vantagem de os chatbots estarem disponíveis aos seus potenciais consumidores 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Em um atendimento presencial, o vendedor é responsável por despertar ou até mesmo maximizar o interesse por um dos produto ou serviço, não é mesmo?
Com os chatbots isso não é diferente.

Eles podem contribuir (e muito) para a tomada de decisão dos seus potenciais clientes através de fluxos de conversas previamente planejadas por você.
Os chatbots, assim como os vendedores, lidam com as principais dúvidas dos futuros consumidores do seu negócio.

E as respondem instantaneamente, para a comodidade dos seus potenciais clientes.

Para ampliar ainda mais a experiência dos consumidores, os chatbots podem ser programados para enviarem respostas em variados formatos, como:

  • Mensagem de texto;
  • Imagem estática;
  • GIF;
  • Vídeo;
  • Áudio;
  • Cards

E, tudo isso, em tempo real e nas próprias redes sociais.

Logo, esse nível de personalização gera taxas de abertura e clique vertiginosamente maiores do que as do tradicional e-mail marketing.
Enquanto a taxa de abertura de e-mail marketing é apenas de 20%, a taxa de abertura de mensagens enviadas através de chatbots chega, em média, a 80%.
E a taxa de clique nos links encaminhados via chatbots atingem entre 20% e 30% de resultados, enquanto do e-mail fica entre 3% e 7%.

Venda mais

Os dashboards, popularmente conhecidos como painéis de controle, lhe apresentarão não só os resultados das suas campanhas de marketing e vendas feitas através dos chatbots.
Eles também mostrarão a você informações relevantes sobre os seus potenciais consumidores. E ainda o caminho percorrido por eles durante a conversa com os chatbots.
Essas informações estratégicas e privilegiadas que você tem em mãos lhe ajudarão em 3 gargalos do seu negócio:

  1. Conhecer em detalhes as suas personas;
  2. Resgatar os potenciais clientes exatamente na etapa onde eles abandonaram o processo de compra;
  3. Vender novos produtos ou serviços para os seus atuais clientes, baseando-se nas compras feitas anteriormente.

Ou seja, dificilmente você conseguiria desenvolver estratégias tão precisas para vender mais sem contar com o auxílio dos chatbots.

Com eles, você conseguirá ainda personalizar toda a sua conversa com as pessoas.

Então, se você é um profissional liberal, por exemplo, poderá simular um diálogo com os potenciais clientes, como se fosse você.
Agora, se você é uma empresa ou um e-commerce e deseja transmitir mais pessoalidade nas conversas que serão estabelecidas com os seus chatbots, pode criar uma identidade para ele, materializando-a através de um avatar, uma linguagem e tom de voz que agradem o seu público-alvo. Ou seja, as suas campanhas de vendas nunca mais serão as mesmas.
Porque você terá a oportunidade ímpar de otimizá-las ao nível máximo, ampliando as suas receitas e, claro, os lucros, sem precisar investir mais recursos.

Fortaleça sua marca

Além de vender mais com os chatbots, você estará desenvolvendo um relacionamento estreito com os seus potenciais clientes e também consumidores.
Tendo, inclusive, a oportunidade de transformá-los em verdadeiros adoradores da sua marca, em função dessa relação pessoal.
Especialmente se você enviar às pessoas as atualizações dos seus conteúdos, principalmente os que acabaram de ser disponibilizados no blog ou Youtube.


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Como usar chatbots no meu negócio

Depois de ler todas essas informações sobre chatbots, você está realmente motivado a tê-lo no seu negócio.
Mas antes de pesquisar sobre um curso para você mesmo fazer, você já pensou na possibilidade de ter os chatbots funcionando a todo vapor no seu empreendimento sem precisar colocar a mão na massa?

Porque se você for comprar um curso para aprender como instalar os chatbots nas suas redes sociais, você terá 2 gastos:

  1. O investimento que precisará fazer no curso;
  2. Tempo.

O valor que você pagará no curso, com certeza, você recuperará logo depois que os chatbots estiverem funcionando.
Mas e o tempo?

Certamente, você precisará dedicar horas das suas noites, madrugadas, finais de semana e feriados para implementar os chatbots na sua empresa.
E terá que abrir mão dos seus momentos com a sua família, do seu lazer e até mesmo da sua qualidade de vida.
Sacrificando os seus momentos de descanso, comprometendo até mesmo a sua saúde.

Então, você já pensou na possibilidade de ter os seus chatbots configurados e prontinhos para usar?

Sem a necessidade de investir tempo, o seu ativo mais precioso?

Mas tendo a oportunidade de experimentar um ROI de até 400%?

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